Você come por obrigação ou por prazer?

Um dos maiores erros de quem quer se alimentar de forma mais saudável é comer alguns alimentos por obrigação.

Quando digo “alimentação saudável” não quer dizer consumir somente alimentos considerados saudáveis. Mas sim, ter prazer ao se alimentar. Sentar a mesa pra fazer sua refeição com calma e ter satisfação naquele momento e com o que está comendo.

Além disso, conseguir ter uma relação melhor com a comida, se planejar, organizar sua rotina e entender as emoções que envolvem o consumo de alguns alimentos específicos.

– “Ah, mas fulano disse que o suco tal vai me ajudar a perder peso. Eu fecho os olhos e tomo rapidinho.”
– “Estou enjoado de comer ovo todo dia, mas dizem que é bom, então continuo comendo.”
– “Não como mais brigadeiro, pq engorda. Só como doce fit”.

Isso te soa familiar?

Se o suco x não te agrada, tente mudar a receita. Se não gosta de couve, tente incluir hortelã; se ainda assim não der certo, tente outra coisa.

Se não aguenta mais comer ovo de manhã, tente incluir preparações que contenham ovo, ou busque outras fontes de proteína, seja animal: queijo, leite, iogurte, frango ou vegetal: pasta de grão de bico, pasta de amendoim, tofu…

E sobre o brigadeiro, vamos pensar o seguinte: você teve uma folguinha no trabalho, parou em uma cafeteria pra tomar um café e relaxar um pouco, e quem estava lá na vitrine? O brigadeiro. Você pediu, sentou, comeu seu brigadeiro junto com seu café e está tudo bem. Curtiu seu momento, sem exageros. Tenho certeza que foi muito mais prazeroso do que comer um brigadeiro de batata doce com cacau – que talvez não satisfaça sua vontade e você continue pensando e buscando o brigadeiro tradicional.

Esse é o maior segredo da alimentação saudável: comer com satisfação!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Leave a Reply

Your email address will not be published.