O que você faz para se nutrir?

O termo nutrir, da maneira mais conhecida, é nutrir um ser vivo com alimento, prover substrato para que o organismo possa realizar suas funções vitais.
Mas esse termo deve ir muito além do nutrir para sobreviver. A nutrição vai além da prescrição de plano alimentar para matar nossa fome, de ganhar massa muscular, de emagrecer ou prevenir doenças. Vem também com o objetivo de nutrir desejos e emoções, de matar a saudade da infância ou de alguém querido, de viver momentos especiais, viagens, culturas. A comida vai além da nutrição, envolve também prazer.
Quando vamos a um restaurante ou escolhemos preparar um prato, não devemos pensar somente em: “vou comer carboidrato, proteína, vitamina tal e mineral tal”. Vamos prestar atenção na comida em si: “vou comer um franguinho com quiabo e polenta, igual ao que minha avó fazia pra mim”. Soa muito melhor, né? Muito mais prazeroso, com certeza! E além disso, você estará – também – consumindo carboidrato, proteína, vitamina tal e mineral tal.
Aproveite seus momentos de refeição! Uma boa dica é montar uma mesa bem bonita, com suas louças e talheres preferidos. Que tal?

Por Carol Sessa e Lorenza Carletti – Nutricionista em Vila Velha

Facebook
Pinterest
LinkedIn
Twitter
Email